Autor

Autor do blog
Marcio Ballem,
é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento em projetos, nas linguagens Delphi e Java, para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCPJP 6. Também é autor de diversos artigos publicados nas revistas Java Magazine e Easy Java Magazine do grupo DevMedia.

Plataforma Lattes Twitter Linkedin

Para entrar em contato deixe um comentário abaixo.

Anúncios
  1. #1 por OSCAR em 02/03/2011 - 6:06

    Olá tudo bem?
    Muitos parabéns pelo teu Blog, tem muita qualidade e artigos muito ricos.
    Obrigado e continua!!!

  2. #2 por MBallem em 02/03/2011 - 12:47

    Muito obrigado Oscar.
    Aparece por aqui sempre que puder.
    T+

  3. #3 por Valdir Lima em 29/03/2011 - 20:22

    Sou programador e estudande de sistemas de informação e já vi muito conteúdo na rede, mas este blog definitivamente excedeu em tudo. Rico material explicativo, código limpo e comentado, legível para iniciantes e afins, muito bom mesmo. Parabéns.

  4. #4 por MBallem em 29/03/2011 - 21:12

    Valdir, que bom que gostou. Continue aproveitando os artigos e tutoriais sempre que possível.

  5. #5 por Marcelo Lourenço em 07/07/2011 - 18:25

    Impossível não ser redundante… Seu blog é perfeito. Excelente material. Parabéns pela dedicação e a maneira que você escreve seus posts. Recomendo. Abraços!!!

  6. #6 por MBallem em 08/07/2011 - 15:05

    Marcelo Lourenço, obrigado pelo apoio e seja bem vindo no blog.
    Abraço.

  7. #7 por Leandro de Oliveira Ramos em 11/08/2011 - 18:51

    Marcio,

    Parabéns pelo Blog!
    Muito bom, estava já há um bom tempo procurando um bom tutorial de Swing com MVC e gostei muito do seu. Foi objetivo! Claro!
    Estarei sempre acompanhando!

    Abraço

  8. #8 por MBallem em 11/08/2011 - 19:28

    Legal que tenha gostado Leandro.
    Obrigado.

  9. #9 por Acácio Ramos em 14/09/2011 - 7:38

    Olá Márcio! Parabéns pelo artigo. Você poderia envia esse artigo via e-mail?

    Acácio
    netware_inf@terra.com.br

  10. #10 por MBallem em 14/09/2011 - 10:46

    Obrigado Acácio Ramos. Infelizmente não posso te passar o artigo, não tenho permissão da revista para fazer isso.
    Mas aquy]i no blog eu tenho um artigo que fala sobre o Padrão MVC.

  11. #11 por Marcos em 03/12/2011 - 23:34

    Olá Marcio meu nome e Marcos vi seu tutorial sobre Jmail, mas quando vi já tinha implementado outro código em um site gringo, mas parece que o seu não ta muito diferente e pelos comentários funciona tmb perfeitamente. O meu ta no 4shared pra quem quiser testar tem corretor ortografico e tradutor tmb…..http://www.4shared.com/file/qrgE7LFq/Gmail_Desktop.html
    Agora posso te perguntar uma coisa? Eu quero fazer um teclado virtual e já fiz uma classe tem uma JTextArea e em outra classe ta o TecladoVirtual como eu faço para fazer com que os botões do teclado virtual enxergue a textarea na outra clase/janela? ahh aplicação desktop swing gui.

  12. #12 por MBallem em 04/12/2011 - 11:43

    Marcos, não sei se você tem cadastro no fórum GUJ. O ideal seria você criar um post lá com essa dúvida. Terá mais gente para te ajudar.
    Mas o que posso dizer é que você vai precisar usar os métodos get/set do seu JTextArea para que a classe do Teclado Virtual possam ter acesso a ele.

  13. #13 por Lucas em 12/01/2012 - 13:27

    Olá Marcio, meu nome é Lucas e gostaria de pedir uma ajuda sua porem não encontrei o seu email, poderia me dar ? é uma duvida de Java com Access, esse assunto é do seu domínio ?,
    Obrigado !

  14. #14 por MBallem em 12/01/2012 - 14:34

    Olá Lucas.
    Não costumo recomendar e nem usar o Access como banco de dados. Se for para usar um banco no modo standalone, como é o access, prefira usar o Derby, Hsqldb ou H2, que são bem melhores e também são free. Aqui mesmo no blog tenho um tutorial que mostra como trabalhar com Derby e Hsqldb e Java.

    Mas, se você quer fazer uma conexão com access usando JDBC e não ODBC, tem um exemplo nesse link: conexão access jdbc

    E no Guj (http://www.guj.com.br) você encontra vários tópicos a respeito sobre esse assunto.

  15. #15 por Mauricio Carvalho em 25/01/2012 - 15:48

    Aew Ballem , um pedido ai , faça uns tutorias tbm sobre HIbernate utilizando HQL , vlw

  16. #16 por Michel Müller em 12/03/2012 - 16:22

    Parabéns Marcio Ballem pelo blog, de ótima qualidade de informações.

    Devido sua experiência, gostaria se possível se podes se tiver a seguinte solução sobre banco de dados, e acredito que ajudaria muitas pessoas ao mesmo tempo.

    Seria o seguinte:

    Imagine dois sistemas, o primeiro uma aplicação onde possui um banco de dados Firebird para armazenar o dado, tipo cadastro de cliente, roda em um servidor local. A segunda aplicação é web, isto é, utilizando banco de dados Mysql, onde possui a mesma função de cadastro de cliente. As duas tabelas de cadastro de cliente, tanto na aplicação local em um servidor que usar Firebird, quanta aplicação web usando mysql, possuem campos idênticos.

    A intenção seria que os dois bancos de dados possam-se se atualizar com os dados, por exemplo:
    Quando cadastrado, ou alterado e a te mesmo excluir informações contidas na tabela cadastro do cliente, uma interfase em Java atualizaria a tabela mysql da web, e vise e versa.

    Lembra, são dois bancos de dados diferentes, porem a maneira que a tabela são criada nos dois são idênticas, como campo nome, endereço, CEP, cidade, estado, etc.. Etc.. etc.

    A função de interface em Java seria em realizar esta sincronia de informações atualizada.
    Observação: O importante que possa atualizar somente as tabelas relacionadas, pois nem todas as tabelas do sistema local e web serão relacionadas entre si, isto é, somente as tabelas que interessa pra um sistema e o outro, como por exemplo:

    Tabela de cadastro;
    Tabela de pedidos;
    Tabela de pagamentos;

    Outras tabelas que possui funções que não são interessantes pra ambas as partes estas não seria atualizadas, pois só interessa ao sistema em si, isto é, funções do sistema local e do sistema web.

    Espero que tenha sido claro,

    Agradeço se você tiver um exemplo de como se faz isto em Java, isto é criando uma aplicação em Java pra fazer esta sincronia de dados utilizando banco de dados diferentes.

    Forte abraço,
    Michel

  17. #17 por MBallem em 12/03/2012 - 18:06

    Olá Michel, primeiramente obrigado.

    Sobre sua dúvida, você pode criar uma aplicação JMS para fazer essa integração. Toda vez que fizer qualquer ação no banco, você enviaria uma mensagem com os dados desta ação para a aplicação JMS e ela faria a atualização na outra base de dados. Vai te dar um pouco de trabalho, mas acredito ser a melhor solução.

  18. #18 por Gilvam Estevam em 12/04/2012 - 10:33

    Parabéns Ballem, suas postagem já me ajudaram muito no meu aprendizado. Eu gostaria de fazer uma pergunta, pois a mesma surgiu quando fiz a aplicação do seu post “Utilizando Swing com Banco de dados”. Eu utilizei esse exemplo para fazer uma pequena aplicação de Controle de Estoque para um laboratório de informática. Como seria se eu tivesse relacionamento entre tabelas, como por exemplo: Tabela de Produtos com chave estrangeira referenciando uma tabela de Subcategorias onde também essa tabela (Subcategoria) também tivesse uma chave estrangeira referenciando uma tabela de Categorias, e ainda a tabela Produtos tendo uma lista de Itens oriundos de uma Compra de Produtos. No meu Modelo de dados tenho a tabela Produtos e Compras e uma tabela associativa ItensCompra que é minha lista de itens de produtos comprados e que preciso armazenar. Não sei como ficaria na Camada DAO e Controller da minha aplicação. Desde já agradeço, e continue assim, passando conhecimento.
    Grande abraço,
    Gilvam Estevam.

  19. #19 por MBallem em 12/04/2012 - 11:10

    Olá Gilvam! Sobre o DAO, se possível crie um DAO para cada classe que represente uma tabela no banco de dados. Dai antes de inserir nas tabelas associativa você precisa recuperar os IDs dos objetos que inseriu para inserir na tabela associativa. Por exemplo, você tem a tabela Livros e Autores, que são N-N, formando a tabela Livros_Autores. Quando for inserir, você vai precisa primeiro inserir Autor e recuperar esse ID, então insira Livro e recupere esse ID para dai então fazer a associação na tabela Livros_Autores, fazendo o insert com os IDs recuperados.
    Sobre o controller, dai você não precisa ter um controller exatamente para cada classe. O controller será referente a sua interface visual. Se tiver 3 interfaces, é bom ter 3 controllers, e dai dentro de cada controller você declara os objetos que forem necessários para trabalhar com as regras de negócio.

  20. #20 por Kleber Borges Caetano em 23/07/2012 - 11:40

    Olá Marcio Ballem ,

    Você conhece algum livro que aborde java e red5.
    Estou interessado em implementar um sala de reunião online
    com recurso de audio e vídeo.
    Um abraço

  21. #21 por MBallem em 23/07/2012 - 12:06

    Olá Kleber! Não conheço nada sobre o assunto. Procura no site da amazon.com, se não tiver lá é porque não existe nenhum material impresso.

  22. #22 por Hérrisson em 27/08/2012 - 13:24

    Ola,
    Estou estudando Java e nao estou entendendo nada, tenho apenas professor online e são muito ruins, pode me ajudar?
    Tenho que fazer com que o Netbeans imprima (na tela) um arquivo txt. Já fiz alguma coisa (já sei fazer o Netbenas alterar o que esta dentro do arquivo), mas nao consigo imprimir

    import java.io.FileReader;
    import java.io.BufferedReader;
    import java.io.*;
    public class Cliente {
    public static void main(String[] args) {

    try {
    File arquivo = new File(“c:\\arquivos\\teste.txt”);
    FileWriter escreve = new FileWriter(arquivo, false);
    PrintWriter caneta = new PrintWriter(escreve);
    caneta.println(“teste de 111111111crita”);
    caneta.flush();
    caneta.close();
    } catch (IOException e) {
    }
    System.out.println(?????????);
    }
    }

  23. #23 por Gmail em 27/08/2012 - 13:59

    HErrisom, faz assim:

    try {
    	    	File arquivo = new File("c:\\arquivos\\teste.txt");
    	    	FileWriter escreve = new FileWriter(arquivo, false);
    	    	PrintWriter caneta = new PrintWriter(escreve);
    	    	caneta.println("teste de Escrita");
    	    	caneta.flush();
    	    	caneta.close();
    	    	FileReader leia = new FileReader(arquivo);
    	    	BufferedReader br = new BufferedReader(leia);
    	    	String st;
    	    	while((st = br.readLine()) != null) {
    	    	System.out.println("leitura :"+st);	 
    	    	}
    	    	
    	    	leia.close();   
    	    	
    	    	
    	    	} catch (IOException e) {
    	    	}
    
  24. #24 por Valdir em 27/08/2012 - 14:23

    E para acrescentar mais linhas no texto, acrescente caneta.println(“teste de Escrita linha 2”); abaixo da linha caneta.println(“teste de Escrita”); e assim sucessivamente.

  25. #25 por MBallem em 27/08/2012 - 16:06

    Olá Hérrisson, leia o tutorial sobre arquivos txt que tenho no blog: https://mballem.wordpress.com/2011/03/21/manipulando-arquivo-txt-com-java/

  26. #26 por Hérrisson em 28/08/2012 - 12:39

    Valeu senhores, muito obrigado mesmo

  27. #27 por Tiago em 17/11/2012 - 18:23

    Marcio Ballem,
    Primeiramente gostaria de agradecer por compartilhar o conhecimento que você tem sobre a linguagem java de uma maneira simples que qualquer um pode aprender.
    Estou no segundo ano de T.I, e as vezes programo alguma coisa por lazer nada a sério. Mas quando preciso implementar algo a mais em meu códio procuro forums e sites que possam me ajudar. Foi ai que conheci o seu blog, pois estava querendo fazer minha aplicação rodar em Stand alone e achei seus tutoriais sobre Derby e HSQLDB muito bons. Então gostaria de agradecer mais uma vez pelo seu trabalho e quando possível continue alimentando este blog que ajudará muitos iniciantes em java.
    Agraços,
    Tiago Dias.

  28. #28 por MBallem em 17/11/2012 - 20:39

    Olá Tiago, muito obrigado pela critica positiva.
    Legal saber que os tutoriais foram uteis para você.
    Não deixe de aparecer por aqui no futuro.
    T+

  29. #29 por Gustavo em 20/01/2013 - 15:26

    Estou tendo problemas com o mapeamento ManyToMany no Hibernate
    Ele cria a tabela que vai interligar as outras duas, mas quando eu mando salvar ele não salva a relação, apenas salva a entidade principal.
    O que pode estar errado?

  30. #30 por MBallem em 20/01/2013 - 16:33

    Olá Gustavo, deve ter alguma coisa faltando entre os mapeamentos. Da uma olhada nesse exemplo:

    Veja um exemplo onde uma pessoa pode ter varios telefones e um tefefone pode pertencer a varias pessoas.
    Você deve ter esquecido de adicionar a propriedade cascade.

    @Entity @Table(name = "PESSOAS")
    public class Pessoa implements Serializable {
    	...
    	
        @ManyToMany(mappedBy = "pessoas", cascade = CascadeType.ALL)
        private Collection<Telefone> telefones = new ArrayList<Telefone>();
    	
    	...
    }
    
    @Entity @Table(name = "TELEFONES")
    public class Telefone implements Serializable {
    	...
    	
        @ManyToMany(targetEntity = Pessoa.class)
        @JoinTable(
                name = "FONE_PESSOAS",
                joinColumns = @JoinColumn(name = "ID_FONE"),
                inverseJoinColumns = @JoinColumn(name = "ID_PESSOA")
        )
        private Collection<Pessoa> pessoas = new ArrayList<Pessoa>();
    
    	...
    }
  31. #31 por Agostinho em 08/02/2013 - 10:54

    As suas explicações foram as mais consistentes que encontri, muito bom

  32. #32 por MBallem em 08/02/2013 - 12:38

    Obrigado Agostinho!

  33. #33 por Gustavo em 26/02/2013 - 19:22

    Obrigado por responder, consegui resolver meu problema.
    na verdade eu tinha uma lista e usava getMinhaLista().add(item);
    mas não usava o set em lugar algum, então o hibernate não ‘sabia’ que o objeto tinha sofrido alterações.

  34. #34 por MBallem em 26/02/2013 - 21:04

    Legal que você resolveu Gustavo.
    Abraço!

  35. #35 por walter em 07/04/2013 - 0:29

    ola marcio tudo bom?
    gostaria de conversar com voce, sobre um trabalho
    seria um chatcliente, voce tem algum tempo disponivel para este trabalho ?
    entre em contato comigo por favor
    obrigado e abraços
    walter

%d blogueiros gostam disto: