Java Web Start

Este post foi removido e transferido para a seguinte url:

http://www.mballem.com/post/java-web-start

,

  1. #1 por Fabiano Cardoso em 26/03/2012 - 13:12

    Ola amigo, gostei muito do seu post, porem tenho uma duvida. Como insere o arquivo .jar no projeto web ?

  2. #2 por MBallem em 26/03/2012 - 14:36

    Fabiano, no item 3 do tutorial mostra isso. Veja na Figura 1 que o arquivo está dentro da aplicação em uma pasta chamada file.

  3. #3 por Flaviano em 24/07/2012 - 10:58

    Amigo, tenho um pequena duvida, esse Java Web Start funciona com Apache php ou eu tenho que usar Tomacat e Servlet?

  4. #4 por MBallem em 24/07/2012 - 12:05

    Flaviano, acredito que possa. Porque no servidor você apenas vai adicionar os arquivos, e quem vai executa-lo sera a maquina virtual do cliente.

  5. #5 por Luiz Marques em 03/10/2012 - 10:43

    No meu caso o desktop.jnlp foi baixando, sendo que ao executar ele abre a janela do promtp e fecha rápido e não executa o AppDesktop.jar, e ai o que deve ser?

  6. #6 por MBallem em 03/10/2012 - 12:20

    Olá Luiz Marques!

    Tente executar o arquivo AppDesktop.jar com dois cliques sobre ele e veja o que acontece. Se acontecer o mesmo problema que você você citou, é problema na instalação do Java ou nas variáveis de ambiente mal configuradas. Caso o erro continue, abra o prompt do dos, vá até o diretório em que está o arquivo AppDesktop.jar e digite: java -jar AppDesktop.jar
    Assim, se houver algum erro no arquivo, será lançada uma exceção no console do dos.

  7. #7 por Luiz Marques em 06/10/2012 - 10:55

    Fiz o informando e a aplicação funcionou sem nenhum problema, sendo verifiquei que a porta do servidor Tomcat estava 8084 e mudei, apresentou a seguinte exceção: com.sun.deploy.net.FailedDownloadException: Não é possível carregar o recurso: http://localhost:8084/JavaAppStart/file/AppDesktop.jar

  8. #8 por MBallem em 06/10/2012 - 11:40

    Oi Luiz, se o seu Tomcat está configurado para a porta 8084, você vai precisar modificar o arquivo jnlp e alterar a porta do servidor nas duas urls do arquivo. Você dez isso?

  9. #9 por Sérgio Coutiy em 11/12/2012 - 18:37

    Muito obrigado pelo post, com pouco que li já me fez acreditar que é possível aprender JAVA.
    Mas existem varias duvidas sobre a linguagem. E uma delas com certeza você pode me ajudar. No item três você exibe a imagem da disposição dos arquivos na estrutura da aplicação web, no entanto os arquivos do meu site estão em uma pasta public_html, e realmente não consigo entender onde coloco qualquer parte do programa java. A questão da duvida esta em, criar um novo diretório do mesmo nível que public_html? Ou pegar tudo o que explica acima e colocar dentro de public_html.
    Desculpe se não estou conseguindo explicar.

    O meu site desenvolvo em HTML, CSS, PHP, MYSQL , OU SEJA O TRIVIAL, agora senti a necessidade de colocar um programa de cotação de dólares que apresentaria o gráfico de alta e baixa da moeda, mas percebi que mesmo que conseguisse fazer o código em java como apresentar ele no site. Porque tudo o que eu li não descreve nenhum entendimento sobre isso, e este post parece ser o único que menciona o assunto. Sei que talvez eu esteja enganado, pois você menciona uma aplicação Desktop, mas pelo que pude entender o caminho é este ou parecido.

    Mas: Os tutoriais java apresentados pela web não menciona a tal pasta Public_ e isso torna confuso.
    pois é como iniciar tudo de novo, ou então estou lendo os tutus errados.
    Gostaria que se possível me esclarecesse essa dúvida, após ter feito qualquer programa java, mesmo que seja um HelloWorld OU um “Bem Vindo amigo Visitante”. em qual pasta este arquivo.JAVA Ou JSP … estaria guardado no SERVIDOR ONDE HOSPEDO O SITE.

    Antecipadamente agradeço qualquer interação.

  10. #10 por MBallem em 11/12/2012 - 19:26

    Olá Sérgio. Na verdade a forma como você publica um site em Java é bem diferente de como você publica em PHP. No Java nós trabalhamos com o que chamamos de pacote. E é o pacote que será colocado dentro do servidor. A aplicação irá rodar a partir desse pacote e as classes e partes web como html, jsp, css… ficaram todas dentro deste pacote.

    No exemplo do tutorial, essa estrutura é a estrutura de desenvolvimento, depois quando você quiser colocar online, ela deve ser transformado em um pacote do tipo .war.

    Para entender melhor, baixe essa apostila: http://www.caelum.com.br/apostilas/
    Estude ela e faça os exemplos, dai você vai ter uma ideia de como funciona um projeto web em Java.

  11. #11 por Sérgio Coutiy em 12/12/2012 - 0:59

    Baixei a apostila, e lhe digo que estarei ocupado estudando, mas voltarei aqui para comentar como me sai com ela. Mas uma vez, muito obrigado!

  12. #12 por MBallem em 12/12/2012 - 11:17

    Ok Sérigio, boa sorte nos estudos.

  13. #13 por Sérgio Coutiy em 12/12/2012 - 14:34

    Olá amigo! Me ocorreu mais uma duvida relendo o seu comentário :
    Seu comentário: ( Na verdade a forma como você publica um site em Java é bem diferente de como você publica em PHP. No Java nós trabalhamos com o que chamamos de pacote. E é o pacote que será colocado dentro do servidor.)

    Ok. Já fiz até alguns testes no eclipse criando projeto, pacote e class, mas e quanto o restante do site, que está na public_html. Vou ter que refaze-lo, ou poderei trabalhar com os dois, o Pacote e a publiq ? Desculpa a ansiedade, é que parece ficar inviável, sendo que no meu asso a principio preciso de um Gráfico. Mas com tudo gostei da linguagem java e estou estudando, mas ainda não encontrei respostas para isso. Grato…

  14. #14 por MBallem em 12/12/2012 - 15:14

    Olá Sérgio. Uma coisa 100% garantida é que você não vai poder rodar sua aplicação/site Java no servidor PHP ou vice versa.

    Sobre o HTML, você em PHP tem uma maneira de passar as informações, para o HTML,como por exemplo, os dados armazenados em um database.
    Em Java a forma como você faz isso é diferente da feita em PHP. Então, o que você tem em HTML, poderá sim reutilizar, mas a parte PHP que “conversa” com o HTML terá que sofrer alterações para como o Java trabalha.

    E você terá que ter o HTML dentro do pacote .war que te falei anteriormente.

  15. #15 por Sérgio Coutiy em 12/12/2012 - 16:18

    Ok! Valeu, e obrigado pela rapidez da resposta.

  16. #16 por Fagner em 14/02/2013 - 21:20

    Como crio o arquivo jar, só consigo fazer isso em projetos java mas não em Java Web

  17. #17 por MBallem em 14/02/2013 - 22:27

    Fagner, em java web não se cria arquivo .jar e sim arquivo .war. Se você usa ide (netbeans, eclipse, …) procure no google como gerar arquivo .war pela sua ide.

  18. #18 por Gustavo Bitencourt em 10/05/2013 - 10:52

    Parabéns pelo post!
    Gostaria de tirar uma dúvida com você..

    Eu tenho um applet que ele captura informações do client, como MacAdress, IP interno e Externo dentre outras coisas.. Isso para validação de um serviço meu..

    Porém, para executar um applet, sempre é pedido para o cliente executar e tals.. E o mesmo, solicitou que fosse algo mais ágil, não precisando pedir para confirmar, etc..

    Alguns colegas recomendaram a utilizar o Java Web Start para sanar esse meu problema, você concorda? é possível usar o JWS para capturar informações do cliente e passar ao meu projeto web? Eu posso fazer isso pelo meu projeto web, ou necessariamente, o usuário terá que rodar um executável ou algo do tipo?

    Desde já, agradeço sua ajuda.

  19. #19 por MBallem em 10/05/2013 - 11:14

    O JWS na verdade é uma forma de você executar uma aplicação sem precisar instalar ela na sua maquina. Você faz o download de um arquivo, JNLP, e através dele tem acesso a aplicação que está em algum servidor ou mesmo através dele pode baixar a aplicação para a sua maquina.
    Veja nesse site http://www.miglayout.com/ um exemplo de como você pode usar o JWS. Procure por ‘Swing Demo’, clique no botão e verá que um arquivo JNLP será baixado na sua maquina. Quando você executar esse arquivi, uma aplicação será aberta, mas a aplicação não foi instalada na sua maquina.

    Não sei se no seu caso seria a melhor opção, mas acredito que possa sim suprir suas necessidades.

